Aids/HIV e epidemia de dieta

    hiv and diet

    Martin Alvarez

    Martin Alvarez
    Nutritionist/Dietitian Professional Guide

    Updated on 11/26/2022


    Uma pessoa que sofre de HIV deve prestar atenção especial à relação entre a doença e a dieta, pois é um dos tópicos que precisarão ser levados a sério se você tiver essa doença. Devido à sua doença e aos medicamentos que está tomando para tratá-la, você experimentará mudanças em seu corpo devido à doença e aos medicamentos que está tomando para tratá-la. Isso ocorre porque seu corpo mudará devido à sua doença e aos medicamentos que você está tomando para tratá-la.

    lipodystrophy

    Você pode passar por um período de perda significativa de peso, ter infecções ou ter diarreia durante esse período. Uma condição conhecida como lipodistrofia, bem como a síndrome de distribuição de gordura, é outra condição típica que pode levar a mudanças na forma do corpo e aumentos nos níveis de colesterol, o que pode afetar a qualidade de vida. Mudar seus hábitos alimentares pode ter um impacto positivo em sua saúde geral, bem como em como você se sente diariamente. Aqui estão algumas sugestões que podem ser úteis para você. O conselho de um nutricionista licenciado (RD) pode fornecer ainda mais informações sobre o que é melhor para você.

    Por que a nutrição adequada é tão importante na luta contra o HIV/Aids

    Why Proper Nutrition Is So Important in the Fight Against

    Manter uma dieta saudável é uma das coisas mais benéficas que você pode fazer pela sua saúde se tiver HIV. Isso pode incluir:

    • Em geral, se você der ao seu corpo a nutrição de que ele precisa, é provável que melhore sua qualidade de vida a longo prazo.
    • Manter um sistema imunológico saudável é essencial para evitar doenças de forma mais eficaz.
    • Auxiliar no tratamento e tratamento dos sintomas e consequências do HIV na comunidade.
    • Auxiliar no processamento de medicamentos e no manejo de efeitos adversos específicos associados a certos medicamentos.

    Uma visão geral dos fundamentos da nutrição para HIV/Aids

    The Basic Principles of Nutrition and HIV

    É essencial seguir as diretrizes fundamentais de nutrição saudável para manter um sistema imunológico saudável se você for HIV positivo. Como resultado desses princípios, podemos:

    • Ajudaria se você consumisse uma dieta que consistisse em uma ampla variedade de vegetais, frutas, grãos integrais e leguminosas
    • .
    • Você deve selecionar fontes de proteína com baixo teor de gordura e alto teor de magreza.
    • É recomendável que você consuma menos doces, bebidas carbonatadas e refeições que contenham açúcares adicionados.
    • É importante consumir todas as refeições e lanches com uma proporção equilibrada de proteínas, carboidratos e um pouco de gordura saudável em cada refeição e lanche.

    Listadas abaixo, você encontrará informações adicionais que podem ajudá-lo a começar com um plano de alimentação mais saudável e como fazê-lo.

    Uma caloria mede a quantidade de energia em um único grama de alimento e uma caloria é um grama.

    Existe a possibilidade de que, se você deseja manter sua massa corporal magra, você pode ter que consumir mais calorias para fazer isso. Você deve seguir as etapas a seguir para obter calorias suficientes:

     you should aim to consume 17 calories

    • Se você quiser manter seu peso igual, você deve tentar consumir 17 calorias para cada quilo do seu peso corporal.
    • Se você tiver uma infecção oportunista, você deve beber 20 calorias por cada quilo do seu peso corporal.
    • Para perder peso, você deve tentar consumir 25 calorias por quilo do seu peso corporal.

    Músculos, órgãos e um sistema imunológico saudável dependem da proteína para crescimento, desenvolvimento e manutenção. Para consumir o suficiente das formas apropriadas de proteína, é essencial garantir que elas terminem o seguinte:

    protein

    • Se você é um cara que vive com HIV, tente consumir entre 100 e 150 gramas de proteína por dia.
    • Se você é mulher e tem HIV, deve buscar 80-100 gramas de proteína diariamente.
    • Se você tem doença renal, você deve limitar a quantidade de proteína que você consome entre 15 e 20 por cento de suas calorias diárias. Consumir uma quantidade excessiva de proteína pode fazer com que seus rins fiquem sobrecarregados.
    • A melhor maneira de reduzir a ingestão de gordura é escolher cortes de porco ou carne bovina com muito baixo teor de gordura, peitos de frango sem pele, peixe e laticínios com baixo teor de gordura.
    • Uma das maneiras mais fáceis de obter mais proteína é espalhar manteiga de nozes em frutas, vegetais ou torradas. Além do queijo, existem outras maneiras de adicioná-lo aos alimentos, como sopas, molhos, vegetais cozidos no vapor ou batatas. Você também pode adicionar atum a saladas ou caçarolas.

    Você pode obter energia dos carboidratos e deve consumir o suficiente dos tipos adequados de carboidratos para manter um corpo saudável:

    carbohydrates to maintain a healthy body

    • Recomenda-se que você coma no mínimo cinco a seis porções de frutas e vegetais diariamente, cerca de três xícaras.
    • Você deve escolher vegetais com uma variedade de cores diferentes para poder consumir a mais fantástica variedade de nutrientes possível.
    • Escolha leguminosas e grãos integrais, como arroz integral e quinoa, como suas principais fontes de proteína. Quando você tem intolerância ao glúten, pode consumir farinha de trigo integral, cevada e aveia sem sofrer nenhum efeito adverso, desde que não tenha intolerância ao glúten. As melhores fontes de amido que você pode consumir se for esse o caso são arroz integral, quinoa e batatas, se for esse o caso. Acredito que a maioria dos carboidratos que você consome em sua dieta deve vir de vegetais. Isso é importante se você tem diabetes, corre o risco de desenvolver diabetes ou tem resistência à insulina.
    • Se você quiser perder peso, reduza a ingestão de alimentos ricos em açúcares simples, como doces, bolos, biscoitos e sorvetes.

    Em comparação com os carboidratos, a gordura fornece uma quantidade mais significativa de energia. Você deve consumir uma quantidade adequada dos tipos adequados de gorduras para obter uma saúde ideal:

    types of fats to achieve optimal health

    • É recomendável que você consuma gordura em uma quantidade equivalente a 30% de sua ingestão calórica diária.
    • Como regra geral, para manter um peso saudável, é recomendável que você consuma pelo menos 10% de suas calorias diárias de gorduras monoinsaturadas.

    Exemplos: Alguns alimentos saudáveis incluem nozes, sementes, abacates, peixe, canola e azeite.

    • A regra geral é manter a ingestão de gorduras poliinsaturadas em não mais do que 10% das calorias que você consome todos os dias.

    Exemplos: incluem peixe, nozes e linhaça, bem como óleos derivados de milho, girassol, soja e cártamo, para citar alguns.

    • Você deve garantir que consome menos de 7% de suas calorias diárias de gorduras saturadas.

    Exemplos: há carnes gordurosas, frango com a pele, manteiga, laticínios feitos com leite integral e óleos feitos de coco e palma.

    A ingestão desempenha um papel essencial no controle das funções do seu corpo. Indivíduos HIV-positivos precisam de suplementos vitamínicos e minerais adicionais para auxiliar no reparo e cicatrização de suas células danificadas, bem como para auxiliar na prevenção de novas infecções por HIV. Para um sistema imunológico robusto, é recomendável consumir alimentos ricos nas seguintes vitaminas e minerais:

     vitamins and minerals

    • É importante notar que vegetais, frutas, fígado, ovos e leite verde-escuros, amarelos, laranja e vermelhos são boas fontes de vitamina A e beta-caroteno.
    • As vitaminas B são encontradas em muitos alimentos, como carne bovina, peixe e frango, bem como grãos, amêndoas, feijões, abacates, brócolis e vegetais de folhas verdes.
    • As frutas cítricas são uma boa fonte de vitamina C
    • As melhores fontes de vitamina E são vegetais de folhas verdes, amendoim e óleos vegetais.
    • O
    • selênio é encontrado em grãos integrais, nozes, aves, peixes, ovos e manteiga de amendoim, todos os quais são boas fontes de minerais.
    • Carne, frango, peixe, feijão, amendoim, leite e outros produtos lácteos são alguns dos alimentos que contêm grandes quantidades de zinco.

    Como é difícil ingerir todos os nutrientes de que você precisa dos alimentos que você ingere regularmente, seu médico ou outro profissional médico pode sugerir tomar uma pílula multivitamínica e mineral (sem ferro extra). Certifique-se de verificar a embalagem do produto para garantir que ele ofereça o R.D.A. completo (dose diária recomendada) (R.D.A.). Fale sobre seus medicamentos com seu prestador de cuidados primários; lembre-se de que nem sempre é melhor quando se trata de medicamentos.

    calsim

    Você provavelmente precisará tomar um suplemento de cálcio se não consumir pelo menos três porções de alimentos ricos em cálcio diariamente, como vegetais de folhas verdes e laticínios, regularmente. Deve-se notar, no entanto, que há um ceticismo crescente sobre isso, e estudos adicionais estão sendo conduzidos para explorar isso ainda mais.

    Nutrição e HIV: estratégias para lidar com desafios específicos

    Nutrition and HIV: Coping with Special Problems

    O

    HIV pode causar uma ampla gama de reações em seu corpo, e os tratamentos contra o HIV também podem ter efeitos não intencionais. A seguir estão algumas sugestões que podem ajudá-lo a lidar com alguns dos problemas mais comuns que você pode encontrar: Pode

    ocorrer uma sensação de náusea e vômito

    A feeling of nausea and vomiting may occur

    • Se você está procurando alimentos sem graça com baixo teor de gordura, experimente massas simples, frutas enlatadas ou caldo simples.
    • O número de refeições que você consome deve ser mais frequente, menor e separado por uma ou duas horas.
    • É melhor ficar longe de itens gordurosos, picantes ou com um odor avassalador para evitar intoxicações alimentares.
    • Se preferir, você pode beber chá de gengibre ou ginger ale em vez de ginger ale.
    • Deve haver um maior consumo de alimentos frios e uma diminuição no consumo de alimentos quentes.
    • É importante descansar entre as refeições, mas não se deite.
    • Se você estiver sentindo náuseas, converse com seu médico de cuidados primários sobre possíveis opções de tratamento.

    Diarréia

    Diarrhea

    • Certifique-se de beber mais líquidos do que você costuma beber. Tente consumir um pouco de Gatorade ou uma bebida diluída com um pouco de água.
    • Você deve limitar a quantidade de leite que consome e as bebidas que contêm uma grande quantidade de açúcar ou cafeína.
    • Certifique-se de consumir alimentos devagar e com mais frequência do que o normal.
    • Evite alimentos gordurosos.
    • Você pode querer experimentar a dieta B.R.A.T. (banana, arroz, purê de maçã e torradas) se quiser perder peso rapidamente.
    • Em vez de produtos frescos, você pode considerar vegetais que foram enlatados ou cozidos completamente.
    • Você pode considerar tomar comprimidos de carbonato de cálcio e suplementos de fibras, como bolachas de Metamucil.

    Uma falha do apetite

    A Failure Of The Appetite

    • Fazer algum exercício pode ajudá-lo a aumentar positivamente seu apetite.
    • Eu estava bebendo muita água pouco antes de uma refeição não ser recomendada.
    • Consuma refeições com entes queridos ou bons amigos e se esforce para fazer com que a comida pareça o mais deliciosa possível.
    • Faça um esforço para comer menos, mas com mais frequência.
    • É essencial incluir uma variedade de cores, formas e texturas diferentes em seu trabalho.
    • Faça isso se quiser discutir possíveis medicamentos estimulantes do apetite com seu prestador de cuidados primários.

    Uma quantidade excessiva de perda de peso

    An Excessive Amount Of Weight Loss

    É
    • preciso haver um melhor equilíbrio de proteínas, carboidratos e gorduras em sua dieta.
    • É possível substituir o creme ou meio a meio pela água dos cereais. O sabor das sobremesas é muito melhor quando são servidas com sorvete.
    • Como lanche, coma algumas frutas secas ou algumas nozes.
    • Converse com seu médico de cuidados primários sobre a possibilidade de incluir um suplemento nutricional em sua dieta, como Boost, Ensure ou Carnation Instant Breakfast, em sua dieta diária.
    • Você pode consultar seu médico se algum medicamento puder tratar ou estimular o apetite disponível.

    Problemas de deglutição e problemas relacionados à boca

    Swallowing Problems And Problems Related To The Mouth

    • É aconselhável consumir alimentos que sejam fáceis para o estômago, como iogurte ou purê de batatas.
    • A melhor maneira de consumir vegetais é cozinhá-los em vez de comê-los crus.
    • Você deve escolher frutas fáceis de mastigar, como bananas ou peras, ao escolher frutas para comer.
    • É recomendável evitar comer alimentos que contenham altos níveis de ácido, como frutas cítricas, tomates e laranjas.
    • Eu recomendo que você agende uma consulta com seu médico de atenção primária para descartar a possibilidade de você estar sofrendo de uma doença oportunista ou que testes diagnósticos adicionais sejam necessários para você.

    Lipodistrofia (Síndrome de Redistribuição de Gordura)

    Lipodystrophy (fat redistribution syndrome)

    • Reduzir a ingestão de gordura, gorduras incrivelmente saturadas e trans, é essencial.
    • Os melhores alimentos para comer são aqueles ricos em ácidos graxos ômega-3 e gorduras insaturadas, como salmão e atum.
    • Reduzir a ingestão de álcool e açúcares refinados em sua dieta seria melhor.
    • Para evitar o desenvolvimento de resistência à insulina, limite o consumo de alimentos que aumentam o nível de glicose e insulina no organismo, principalmente carboidratos.
    • Você deve aumentar o número de grãos integrais, frutas e vegetais que consome diariamente.
    • Exercício.